8. Informações que devem ser priorizadas

O período do Educacenso representa um marco crucial para as instituições educacionais, pois é nesse momento que se concentra a atualização e a coleta de uma vasta gama de dados e informações fundamentais para o funcionamento eficiente do sistema educacional. Dentre as diversas ações empreendidas pelas escolas durante esse período, a atualização dos dados de infraestrutura da escola, os dados do censo das turmas, os dados cadastrais dos alunos, bem como recursos, transportes, deficiências, e os dados cadastrais e acadêmicos dos professores assumem um papel central e estratégico.

Levando em consideração a importância do Educacenso, as informações que devemos priorizar são as mencionadas nos pilares. Ou seja:

  1. Escola
  2. Turma
  3. Alunos
  4. Professores 

Entendo já as informações que devem ser inseridas, deve-se priorizar, também, as informações cadastrais e acadêmicas do Diretor escolar ou representante legal pela escola. Todas informações pessoais e acadêmicas, como dados de pessoa física, endereço, CPF, INEP e Graduação, Escolaridade, Pós, etc devem ser inseridas de forma fidedigna.

Merendeira, Porteiro, Serviços Gerais, Bibliotecário, vão para o Censo?

Como mencionamos nos tópicos anteriores, esses funcionários não fazem parte dos dados dos dados cadastrais solicitados pelo Educacenso. O Educacenso só solicita o quantitativo de funcionários, de acordo com a categoria, que cada escola possui no Pilar 1 – Escola.

Não é necessário vincular esses profissionais no sistema, uma vez que o sistema não possui uma área específica para o vínculo dos mesmos e o Educacenso não solicita as informações cadastrais dos mesmos. 

O Monitor de Atividade Complementar vai para o Censo?

Para os municípios que possuem atividades complementares e possuem monitores vinculados para desempenhar o papel de instrutor, é de fundamental importância que os mesmos estejam cadastrados no sistema e sejam vinculados às oficinas/ambientes.

Os cadastros desses profissionais precisam estar atualizados, também, com as informações de pessoas físicas e acadêmicas. 

Para vincular o Monitor, o processo é bem simples, contudo, algumas informações devem ser inseridas no sistema:

  1. É importante que a matriz curricular esteja inserida na turma;
  2. Na matriz curricular deve ter os ambientes/ oficinas lançadas;
  3. O cadastro do monitor precisa estar atualizado;
  4. Deve-se ir na opção Gerenciar Monitores na página da turma;
  5. Deve-se escolher as opções de Eixo, Atividade/Ambiente/Oficina e Regime de Contratação;

Passo 1

Passo 2

O Laudo para alunos com deficiência é obrigatório?

O laudo médico é um documento fundamental para alunos com deficiência (PCDs) no contexto educacional, pois fornece informações detalhadas sobre a condição médica e as necessidades específicas do aluno. 

Contudo, não é necessário que o aluno tenha um Laudo médico para que o mesmo seja considerado PCD, uma vez que o Educacenso não obriga ter um laudo e também pois, não somente o médico pode constatar que o aluno é portador de uma necessidade especial, pois profissionais da educação, como psicopedagogos, psicólogos escolares, pedagogos e outros membros da equipe multidisciplinar, podem desempenhar um papel crucial na identificação e avaliação das necessidades educacionais especiais dos alunos.

Os psicopedagogos, em particular, estão qualificados para realizar avaliações educacionais abrangentes, que podem incluir a observação do comportamento do aluno, análise do desempenho acadêmico, entrevistas com os pais ou responsáveis, entre outras estratégias. Com base nessas avaliações, os psicopedagogos podem identificar dificuldades de aprendizagem, transtornos do desenvolvimento, deficiências específicas e outras necessidades educacionais especiais.

Além disso, a observação atenta e contínua dos professores e da equipe escolar também pode ser uma fonte valiosa de informações sobre as necessidades dos alunos. Os professores muitas vezes têm insights significativos sobre o comportamento, o desempenho acadêmico e as interações sociais dos alunos em sala de aula, o que pode ajudar a identificar áreas de preocupação e orientar as intervenções apropriadas.

É importante ressaltar que a identificação das necessidades especiais dos alunos é um processo complexo e multifacetado, que geralmente requer uma abordagem colaborativa e multidisciplinar. Embora o laudo médico seja uma parte importante desse processo, ele não é o único critério utilizado para determinar as necessidades educacionais especiais de um aluno. A contribuição de profissionais da educação, como psicopedagogos, é fundamental para garantir uma avaliação abrangente e precisa das necessidades dos alunos e para desenvolver planos de apoio individualizados que atendam às suas necessidades específicas.

Caso o aluno tenha Laudo médico ou até mesmo um parecer fornecido pela equipe especializada da escola, essa informação pode ser anexada na área do aluno no sistema, contanto, é importante ressaltar que a mesma não vai para o Educacenso. Apenas a informação se o aluno possui deficiência ou não e o tipo de deficiência, bem como os recursos necessários. 

Para anexar o Laudo/Parecer, vá na página do aluno na opção abaixo:

Passo 1 – Clique em Documentos

Passo 2 – Escolha o Tipo de Documento e faça o Anexo

Secretário Escolar e Coordenador Pedagógico Migram para o Censo?

Também não. Esses profissionais não migram com os dados cadastrais, eles entram na mesma situação das Merendeiras, Porteiros, etc. O que migra é o quantitativo, que é adicionado no Censo da escola.

Caso tenha algum questionamento, possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.

Conte com a nossa equipe.