6. Pilar 3: Alunos

O pilar aluno no Censo Escolar é crucial para a obtenção de informações detalhadas sobre os estudantes matriculados nas escolas, permitindo uma análise abrangente do perfil dos alunos e suas características individuais. Neste pilar, são registrados dados específicos de cada aluno, fornecendo dados importantes sobre a composição e diversidade do corpo discente.

Principais Informações

Identificação do Aluno: Nome completo do aluno, data de nascimento, sexo, raça/cor, nacionalidade, entre outros dados pessoais.

Situação da Matrícula: Indicação da situação atual da matrícula do aluno, como matriculado, transferido, repetente, trancado, entre outros status.

Turma/Série/Ano Escolar: Indicação da turma ou série escolar em que o aluno está matriculado.

Modalidade de Ensino: Se o aluno está inserido em alguma modalidade de ensino diferenciada, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou a Educação Especial.

Necessidades Educacionais Especiais: Registro de eventuais necessidades educacionais especiais do aluno, como deficiência física, sensorial ou intelectual, transtornos de aprendizagem, entre outros.

Transporte: Se o aluno utiliza transporte e o tipo de transporte que o mesmo utiliza para chegar à escola.

Participação em Programas Específicos: Indicação da participação do aluno em programas ou projetos educacionais específicos, como o Programa Mais Educação.

Outras Informações Relevantes: Eventualmente, podem ser coletadas informações adicionais sobre o aluno, como sua condição socioeconômica, língua materna, situação de trabalho, entre outros aspectos que possam contribuir para uma compreensão mais completa de sua realidade e contexto de vida.

Dentro desse cenário e informações que temos como importante, vamos ir além, separando os alunos por Modalidades, para que fique mais fácil de compreender as ações necessárias para cada modalidade de ensino. 


Regular

Alunos do Ensino Regular precisam das seguintes informações:

  1. Matrícula na turma regular;
  2. Se possui transporte ou não;
  3. Se possui deficiência ou não;
  4. Se possuir deficiência, informar o tipo de recurso necessário;
  5. Informações pessoais no geral, como Nome, Data de nascimento, endereço, Telefone, etc;
  6. O CPF não é obrigatório mas é importante informar (Precisa ser o CPF do aluno, não pode ser do pai ou responsável);
  7. Código do INEP é importante para Unificar o aluno no sistema, evitando duplicidades;
  8. Deve-se evitar informações fictícias ou irregulares, como (Não tem, 00000, não informado);

Os alunos do regular, basicamente, precisam apenas informar os dados básicos. 


Multisseriada

Alunos do Ensino Multisseriado precisam das seguintes informações:

  1. Matrícula na turma Multissérie;
  2. Informar a etapa individual do aluno: se está no 1º ano, 2º ano, Educação Infantil, etc;
  3. Se possui transporte ou não;
  4. Se possui deficiência ou não;
  5. Se possuir deficiência, informar o tipo de recurso necessário;
  6. Informações pessoais no geral, como Nome, Data de nascimento, endereço, Telefone, etc;
  7. Deve-se evitar informações fictícias ou irregulares, como (Não tem, 00000, não informado);
  8. O CPF não é obrigatório mas é importante informar (Precisa ser o CPF do aluno, não pode ser do pai ou responsável);
  9. Código do INEP é importante para Unificar o aluno no sistema, evitando duplicidades;

Os alunos das turmas multisseriadas precisamos dar uma atenção maior a etapa individual do aluno, para identificar em qual série o aluno se encontra. 


AEE

Alunos do Atendimento Educacional Especializado precisam das seguintes informações:

  1. Primeiro deve ser feito a Matrícula na turma Regular;
  2. Depois deve ser feito a Matrícula na turma AEE;
  3. É obrigatório os alunos possuírem uma deficiência informada;
  4. É obrigatório informar se o aluno necessita de algum recurso para realização de provas ou auxílio;
  5. Informações pessoais no geral, como Nome, Data de nascimento, endereço, Telefone, etc;
  6. Deve-se evitar informações fictícias ou irregulares, como (Não tem, 00000, não informado);
  7. É obrigatório, na página da turma, informar pelo menos 1 tipo de Atendimento Educacional Especializado que o monitor realiza com o discente;
  8. O CPF não é obrigatório mas é importante informar (Precisa ser o CPF do aluno, não pode ser do pai ou responsável);
  9. Código do INEP é importante para Unificar o aluno no sistema, evitando duplicidades;

EJA ou EPJAI

Alunos do EJA ou EPJAI precisam das seguintes informações:

  1. Matrícula na turma EJA;
  2. Se possui transporte ou não;
  3. Se possui deficiência ou não;
  4. Se possuir deficiência, informar o tipo de recurso necessário;
  5. Etapa individual só é necessária para EJA Anos Iniciais e Finais junto, ou seja, uma turma de EJA Multi. 
  6. Informações pessoais no geral, como Nome, Data de nascimento, endereço, Telefone, etc;
  7. Deve-se evitar informações fictícias ou irregulares, como (Não tem, 00000, não informado);
  8. O CPF é obrigatório, caso não seja informado, o aluno não migra (Precisa ser o CPF do aluno, não pode ser do pai ou responsável);
  9. Código do INEP é importante para Unificar o aluno no sistema, evitando duplicidades;

Os alunos do EJA ou EPJAI são alunos que necessitam, obrigatoriamente, do CPF para realizar a migração. 


Integral

Os alunos do Integral possuem a matrícula da mesma forma do regular.

  1. Matrícula na turma Integral;
  2. Se possui transporte ou não;
  3. Se possui deficiência ou não;
  4. Se possuir deficiência, informar o tipo de recurso necessário;
  5. Informações pessoais no geral, como Nome, Data de nascimento, endereço, Telefone, etc;
  6. O CPF não é obrigatório mas é importante informar (Precisa ser o CPF do aluno, não pode ser do pai ou responsável);
  7. Código do INEP é importante para Unificar o aluno no sistema, evitando duplicidades;
  8. Deve-se evitar informações fictícias ou irregulares, como (Não tem, 00000, não informado);

Os alunos do ensino integral não possuem nenhuma especificação especial. É necessário se atentar a todas informações descritas acima. 


Atividade Complementar

Os alunos de Atividade Complementar são aqueles que estudam em uma turma específica para essas atividades. Geralmente, esses alunos estudam em uma turma regular e fazem atividades complementares no contraturno. Para organizar a matrícula desses alunos, deve se atentar:

  1. Matrícula na turma Regular
  2. Matrícula na turma de Atividade Complementar;
  3. Se possui transporte ou não;
  4. Se possui deficiência ou não;
  5. Se possuir deficiência, informar o tipo de recurso necessário;
  6. Informações pessoais no geral, como Nome, Data de nascimento, endereço, Telefone, etc;
  7. O CPF não é obrigatório mas é importante informar (Precisa ser o CPF do aluno, não pode ser do pai ou responsável);
  8. Código do INEP é importante para Unificar o aluno no sistema, evitando duplicidades;
  9. Deve-se evitar informações fictícias ou irregulares, como (Não tem, 00000, não informado);

Alunos de atividade complementar devem ter o mesmo cuidado de um aluno do regular

Concluindo

O pilar aluno fornece dados essenciais para a formulação de políticas públicas e ações direcionadas à promoção da equidade e qualidade da educação. Essas informações permitem uma análise detalhada do perfil dos alunos, suas necessidades específicas e os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória educacional, subsidiando a implementação de medidas e programas voltados para atender às demandas individuais e coletivas dos estudantes. Além disso, esses dados são fundamentais para o acompanhamento do desempenho escolar, a avaliação de políticas educacionais e a elaboração de diagnósticos sobre a realidade da educação no país.

Caso tenha algum questionamento, possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.

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