5. Pilar 2: Turmas

O pilar turma no Censo Escolar é responsável por coletar informações detalhadas sobre as turmas oferecidas pelas escolas, permitindo uma análise completa da organização e oferta de ensino em cada instituição. Nele, são registrados dados específicos de cada turma, fornecendo insights importantes sobre a distribuição dos alunos e a oferta educacional.

As principais informações coletadas no pilar turma incluem:

  1. Identificação da Turma: Identificação única da turma, geralmente composta por um código de identificação específico.
  2. Turno de Funcionamento: Indicação do período do dia em que a turma realiza suas atividades educacionais (manhã, tarde, noite).
  3. Etapa de Ensino: Informação sobre a etapa de ensino à qual a turma pertence (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio).
  4. Série ou Ano: Indicação da série ou ano escolar correspondente à turma.
  5. Tipo de Atendimento: Especificação do tipo de atendimento oferecido pela turma, como regular, especial, educação de jovens e adultos (EJA), entre outros.
  6. Quantidade de Alunos Matriculados: Registro do número total de alunos matriculados na turma, permitindo uma análise da demanda e distribuição dos estudantes.
  7. Modalidade de Ensino: Se a turma está inserida em alguma modalidade de ensino diferenciada, como a Educação Especial ou a Educação Profissional.
  8. Matriz Curricular: grade de disciplinas e componentes existentes na turma;
  9. Outras Informações Relevantes: Eventualmente, podem ser coletadas informações adicionais, como a presença de alunos com necessidades educacionais especiais na turma, estrutura e forma de organização da turma. 

Compreendendo as informações que são coletadas, vamos agora entender os tipos de turmas que podemos cadastrar no sistema e a maneira correta de configuração das mesmas.


Tipos de Turmas

Turmas Regulares

  1. São turmas que possuem a sua modalidade como regular;
  2. São turmas que recebem os alunos dos turnos regulares, da educação infantil ao 9º ano;
  3. São turmas que possuem o campo Escolarização Marcado como Sim;
  4. São turmas que devem ter o campo Atividade Complementar marcada como Não
  5. São turmas que possuem o campo Atendimento Educacional Especializado marcado como Não. 
  6. A etapa dessas turmas devem ser marcadas da educação infantil ao 9º ano, podendo ser Multisseriadas;
  7. Matriz Curricular e os componentes devem estar salvos corretamente;
  8. Preenchimento do campo de Estrutura curricular;

Exemplo de Turma Regular:

Creche – Educação Infantil

1º Ano do Fundamental II

8º Ano do Fundamental II

1º ao 5º Ano Multi

Turmas Multisseriadas

  1. São turmas que possuem a sua modalidade como regular, com exceção da Multi da EJA;
  2. São turmas que recebem os alunos dos turnos regulares, da educação infantil ao 9º ano;
  3. São turmas que possuem o campo Escolarização Marcado como Sim;
  4. São turmas que devem ter o campo Atividade Complementar marcada como Não;
  5. São turmas que possuem o campo Atendimento Educacional Especializado marcado como Não. 
  6. A etapa dessas turmas devem ser marcadas apenas como Multisseriada (Multi de 9 anos – Fundamental ou Multi de 8 e 9 anos – Educação Infantil e Fundamental. 
  7. A Matriz Curricular dessas turmas são diferentes, pois é necessário informar a matriz principal, a última etapa da turma e as demais. Se a turma é do 1º ano ao 5º ano, será informado o 5º ano como principal e será informado às demais matrizes, do 1º ano, 2º ano, etc.
    Os componentes devem estar salvos corretamente;
  8. Preenchimento do campo de Estrutura curricular;

As turmas multisseriadas são turmas que possuem mais de 1 série na mesma turma, ou seja, alunos de diferentes etapas de ensino em uma única turma. 

A configuração dessas turmas de maneira eficaz é de extrema importância, garantindo dados qualificados e íntegros. 

Turmas AEE

  1. São turmas exclusivas para o Atendimento Educacional Especializado;
  2. São turmas que matriculam os alunos após os mesmos serem matriculados no Regular;
  3. São turmas que o campo Escolaridade deve ser marcado como Não;
  4. São turmas que o campo de atividade complementar deve ser marcado como não;
  5. São turmas que recebem alunos portadores de alguma deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação;
  6. São turmas que devem ser informado o tipo de acompanhamento educacional especializado que cada aluno recebe;
  7. A modalidade e etapa são específicas para o AEE;
  8. O preenchimento do Campo Estrutura é obrigatório;

As turmas de Atendimento Educacional Especializado são exclusivas e únicas para alunos portadores de alguma necessidade. Portanto, a situação dos alunos nessas turmas não podem estar como matriculados, uma vez que a matrícula acontece primeiramente na turma regular e posteriormente, na turma AEE.

Turmas Atividade Complementar

  1. São turmas exclusivas com Atividade Complementar;
  2. São turmas que devem marcar o campo Atividade Complementar como Sim;
  3. São turmas que devem ter o campo de Escolarização marcado como Não;
  4. São turmas que devem ter o campo Atendimento Educacional Especializado Marcado como Não;
  5. São turmas que terão a modalidade como regular;
  6. São turmas que terão a etapa como atividade complementar;
  7. São turmas que devem ser inseridas as atividades complementares no campo de Atividade Complementar;
  8. São turmas que recebem os alunos que estudam no contraturno.

As turmas de atividade complementar são turmas específicas para os alunos que em uma turma separada da regular, executam as atividades complementares ou oficinas, ministradas pelos monitores. 

Essas turmas são exclusivas apenas para atividade complementar. 

As turmas de Educação Infantil, EJA e AEE, não podem ter Atividades Complementares.

Turmas EJA

  1. São turmas exclusivas para Jovens, Adultos ou Idosos;
  2. A modalidade dessas turmas devem estar como EJA;
  3. O campo de Escolarização deve estar marcado como Sim;
  4. São turmas que devem marcar o campo Atividade Complementar como Não;
  5. São turmas que devem ter o campo Atendimento Educacional Especializado Marcado como Não;
  6. A etapa pode ser EJA anos iniciais, EJA anos Finais ou EJA anos iniciais e finais, sendo necessário, para as turmas que possuem as duas etapas juntas, informar a etapa individual de cada aluno;
  7. Deve preencher a matriz curricular de acordo com a etapa da turma;
  8. O preenchimento do Campo Estrutura é obrigatório.

As turmas EJAs são dedicadas para os alunos que não possuem mais a idade para estar em turmas regulares. 

Turmas Integrais

  1. São turmas que possuem uma carga horária maior que a regular, passando de 5 horas diárias e não podendo ser menor que 5 horas;
  2. O campo de Escolarização deve estar marcado como Sim;
  3. São turmas que podem marcar o campo Atividade Complementar como Sim, para turmas do Fundamental I e II. Caso sejam turmas de Educação Infantil ou EJA, não pode haver atividade complementar.
  4. São turmas que devem ter o campo Atendimento Educacional Especializado Marcado como Não;
  5. A Etapa de Ensino deve ser marcada de acordo com a realidade da turma;
  6. A matriz curricular deve ser de acordo ao Integral;
  7. Deve adicionar pelo menor 1 tipo de atividade complementar;
  8. Deve vincular os monitores responsáveis pelas atividades complementares;
  9. O preenchimento do Campo Estrutura é obrigatório.

As turmas integrais são turmas com um horário prolongado, podendo ser mais de 1 turno. Nessas turmas podem haver atividades complementares ou não, dependendo da etapa de Ensino. 

Para turmas da Educação Infantil e EJA, caso sejam integrais, não pode haver atividade complementar. 

Caso seja turmas do Fundamental I e II, pode haver atividade complementar. 

O pilar turma fornece dados essenciais para o planejamento e gestão escolar, permitindo uma análise detalhada da distribuição dos alunos, a organização das turmas e a adequação da oferta educacional às demandas da comunidade escolar. Além disso, essas informações são fundamentais para o acompanhamento de indicadores de desempenho e qualidade da educação, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficientes e direcionadas às necessidades específicas de cada contexto educacional.

Caso tenha algum questionamento, possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.

Conte com a nossa equipe.