4. Pilar 1: Escola
O pilar escola no Censo Escolar é fundamental para compreender a infraestrutura educacional disponível em cada instituição de ensino. Nele, são coletadas informações detalhadas sobre as escolas, fornecendo um panorama completo de sua organização e recursos.
Principais Informações
Identificação da Escola: Nome, código de identificação, endereço completo e dados de localização geográfica.
Dependência Administrativa: Se a escola é pública (estadual, municipal ou federal) ou privada.
Infraestrutura Escolar: Quantidade de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, espaços administrativos, entre outros.
Níveis e Modalidades de Ensino: Indicação dos níveis educacionais oferecidos pela escola (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) e eventuais modalidades de ensino diferenciadas (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, entre outras).
Situação da Escola: Se a escola está em funcionamento regular, temporariamente fechada, em atividade especial, entre outras situações.
Abastecimento de água, energia e outros.
Outras Informações Relevantes: Podem ser coletadas informações adicionais, como presença de acessibilidade para pessoas com deficiência, existência de programas ou projetos específicos na escola, entre outros aspectos que possam contribuir para uma caracterização mais completa da instituição.
No sistema, é possível migrar as informações que foram inseridas no ano anterior nesta área do Censo da Escola. Esse processo facilita muito, uma vez que não é necessário inserir as mesmas informações novamente. O sistema replica as informações do ano anterior sendo necessário que a escola apenas salve a informação.
Outras Informações
Não há esgotamento sanitário
As perguntas afirmativas negativas acabam embaralhando a nossa cabeça. Contudo, para que você não se perca mais, segue a explicação:
Quando o sistema faz a pergunta: Não há esgotamento sanitário? Não há abastecimento de energia? O sistema permite duas respostas:
Sim ou Não.
Quando você coloca Sim, você está concordando com a pergunta afirmativa negativa. Ou seja, eu concordo que não existe abastecimento de água, de energia, etc.
Quando você coloca Não, você está discordando com a pergunta afirmativa negativa.
Campos de Inserção de Quantitativos
Nessa parte do Censo, algumas perguntas exigem informar o quantitativo, ou seja, a quantidade em números. Sabemos que o sistema não aceita 0 como resposta.
Nessa situação, quando não tiver, o que devo fazer?
Quando não existe um quantitativo em determinado campo, você só não preenche. Deixe em branco.
Acompanhe as informações do Censo Escolar pelo Dashboard
O Dashboard traz a possibilidade de acompanhar os dados inseridos não apenas na parte de Estrutura Escolar, mas também em outras áreas, auxiliando na identificação de pendências e na inserção das informações de forma clara.
No ano de 2024, o Censo adicionou um novo campo no que diz respeito a abastecimento de água, a opção para carro pipa:
Na parte de Dependências físicas existentes e utilizadas na escola, foi adicionado uma nova opção, Área de horta, plantio e/ou produção agrícola.
Na parte de Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação internas na escola, foi adicionado a opção para Sinalização/Alarme Luminoso.
Na parte onde solicita o Total de profissionais que atuam nas seguintes funções na escola, foram adicionados as opções para informar Agrônomos(as), horticultores(as), técnicos ou monitores(as) responsáveis pela gestão da área de horta, plantio e/ou produção agrícola e Revisor de texto Braille, assistente vidente (assistente de revisão do texto em Braille).
Na parte onde solicita Instrumentos e materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso na escola para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem, foram acrescidos Equipamentos e instrumentos para atividades em área de horta, plantio e/ou produção agrícola, Materiais pedagógicos para a educação escolar quilombola e Materiais pedagógicos para a educação especial.
O último campo adicionado é relacionado à Educação Ambiental: A escola desenvolve ações na área de educação ambiental?
O pilar escola é essencial para subsidiar políticas públicas e ações voltadas para a melhoria da infraestrutura educacional, auxiliando na identificação de necessidades e na alocação de recursos para garantir um ambiente propício para o ensino e aprendizagem. Além disso, esses dados são fundamentais para a formulação de diagnósticos sobre a realidade das escolas brasileiras e para o acompanhamento de indicadores de qualidade da educação.
Caso tenha algum questionamento, possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.
Conte com a nossa equipe.