Configuração Turma Multisseriada

Olá, caro Gestor. Seja bem-vindo(a) ao SGE Bravo!

Preparamos esse material para orientar o processo de configuração de turmas multisseriadas.

Turmas multisseriadas são um modelo de organização escolar no qual alunos de diferentes séries ou níveis de ensino são agrupados em uma mesma sala de aula, sob a responsabilidade de um único professor. Essa forma de configuração é comumente encontrada em áreas rurais, pequenas escolas ou locais onde há uma baixa quantidade de alunos por série.

Na página inicial da escola, acesse a turma recém-criada por meio do menu superior em “escola” > “turmas” > “gerenciar”.

Como a turma não possui nenhuma informação lançada, ficará destacada das demais com uma tarja vermelha clique no botão “gerenciar”.

Acesse a ferramenta “censo” ao lado esquerdo.

Por meio dessa ferramenta conseguiremos informar a modalidade, matriz, estrutura curricular, entre outras informações relacionadas ao funcionamento da turma ao longo do ano letivo.

Vamos começar pelo primeiro campo, destinado à informações básicas e essenciais à turma.

Será disponibilizado para o usuário a possibilidade de editar o nome da turma, quantidade de vagas, dias letivos da semana, entre outros. É de grande importância o complemento da turma ser colocado no campo específico e que o nome da turma não contenha nenhuma vírgula, acento ou traço.

Vamos para o próximo campo, destinado para caracterizar a turma com base em seu nível de ensino.

Nesse momento, iremos escolher a modalidade regular e a etapa que corresponde a realidade:

Educação infantil e ensino fundamental Multietapa – para turmas multisseriadas com educação infantil e fundamental.
Educação infantil Unificada – para turmas multisseriadas de apenas educação infantil.
Ensino fundamental de 9 anos Multi – para turmas multisseriadas apenas do fundamental.

O campo de matriz curricular, ficará disponível para configuração conforme a liberação realizada ao seu município.

No caso de turmas multi, a primeira matriz será considerada a principal, deve-se informada como 1° ano. O restante dos campos devem ser preenchidos de acordo com a matriz das demais etapas trabalhadas na turma.

Próximo passo é informar os componentes curriculares que irão fazer parte da grade curricular da turma.

Deve ser realizado uma breve conferência das nomenclaturas e carga horária, antes da confirmação. Em seguida clique sobre a opção informar disciplinas.

Por fim, teremos o campo “estrutura curricular/forma de organização” para preencher.

Na página direcionada, iremos dispôr as informações em relação à estrutura curricular e as formas de organização da turma. É necessário sinalizar como sim em “formação geral básica” e “série/ano”. Ao finalizar, clique em “salvar”.

Caso tenha restado alguma dúvida em relação a determinado campo, basta clicar no ícone de interrogação ao lado. Será destacado uma breve explicação a respeito do preenchimento com base no educacenso.

Possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.

Conte com a nossa equipe.